Em reunião ocorrida no último sábado (16/04) entre o Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Luciano Pacheco, e integrantes do Coletivo Cultural de Arcoverde – COCAR foi firmada parceria para realização de oito sessões solenes em homenagem a manifestações culturais do Município. Os eventos serão realizados na primeira sexta-feira de cada mês, sendo que a sessão inaugural ocorrerá no dia 06 de maio, nas instalações da própria Casa James Pacheco, que atualmente passa por reforma para melhor adequá-la às necessidades do nosso Legislativo.
A primeira sessão será dedicada à manifestação cultural de maior visibilidade em Arcoverde – o Samba de Coco. Na ocasião, será feita uma homenagem especial ao Mestre Biu Neguinho. Para os que não sabem, foi ele quem criou batida característica do nosso Coco, única no mundo, quando, no século passado, se iniciaram os primeiros movimentos para criação de um grupo de coquistas em Arcoverde.
Já no dia seguinte ao fechamento da parceria, integrantes do COCAR fizeram uma visita ao Mestre Biu, que externou sua emoção em receber essa homenagem agora em 2011, quando completou seus 80 anos de idade e passa por uma dificuldade de saúde.
Também participarão do evento os quatro grupos de Coco em atividade na nossa cidade: Raízes de Arcoverde, Coco das Irmãs Lopes, Trupe (Cícero Gomes) e o grupo da Fundação Terra, que, assim como o homenageado de destaque, receberão um troféu comemorativo e um certificado pela importância que têm para a cultura arcoverdense. Na ocasião, cada grupo fará uma demonstração do seu trabalho e o Mestre Biu Neguinho irá demonstrar porque é considerado o Rei do Samba de Coco.
Essa iniciativa representa um momento de especial significado para as pessoas que fazem cultura em Arcoverde, marcando o diálogo entre o Poder Público e a Sociedade Civil para promoção dos valores artísticos e históricos de nossa cidade.
Temos esperança de que essa ação irá servir de encorajamento para que as partes venham a realizar outros eventos desse gênero, levando o povo de nossa cidade a se orgulhar de seus valores culturais.
Fonte: Cocar
Nenhum comentário:
Postar um comentário