“Esse ano tivemos o melhor Carnaval dos últimos tempos”, declarou a prefeita Madalena Britto em entrevista coletiva sobre o balanço do Reinado de Momo, hoje (20), no gabinete, na sede da Prefeitura Municipal.
Durante o evento a presidente do Comitê de Eventos, Andreia Britto, apresentou uma geral dos resultados do Carnaval da Folia dos Bois, desde os dados sobre a questão da segurança pública, atendimento em saúde, bem como os resultados positivos para todo o município.
Num total de 69 atrações artísticas e culturais em quatro polos de animação foram quatro (04) nacionais, 18 estaduais e 47 locais, incluindo as troças dos Bois e Ursos. Com a realização da Empetur e da Fundarpe desfilaram por Arcoverde nomes como: Sandra Sá, Fafá de Belém, Art popular, Bamboa Samba Club, Siba, Marrom Brasileiro, Banda De Pau E Corda, Arreio De Ouro, Charles Teony, Patusco, Barka Maluka, entre outros. Num investimento de R$ 550 mil.
Em contrapartida, a Prefeitura de Arcoverde proporciona a infraestrutura geral da festa: palco, camarins, banheiros químicos, som e luz de todos os pólos, atrações locais num investimento de R$ 220,00 mil.
O público total estimado foi de aproximadamente 55.000 mil pessoas nos quatro dias do evento, sendo no polo Pernambuco (09 a 12/02) cerca de 10 mil durante a noite e nos demais polos (10 a 12/02) cerca de cinco (05) mil por dia.
Economia - Informações apuradas junto à rede hoteleira apontaram que a ocupação média durante o período momesco foi de aproximadamente 55%, considerando também as hospedagens de pessoas, que vieram a cidade em busca dos retiros religiosos da Terra da Divina Misericórdia – CEDEC, nas Serras das Varas, e da Casa do Retiro da Fundação da Terra, na Malhada, ambos localizados na zona rural do município.
Os equipamentos de gastronomia em geral e toda rede de apoio ao turismo teve um incremento médio de 20% em relação ao mesmo período de 2012. Na geração de empregoe renda criou-se, aproximadamente, 1000 empregos diretos e indiretos. “São pessoas envolvidas com a festa: costureiras das troças, os próprios participantes, os quais também são remunerados, garçons, barraqueiros.”, explicou o secretário de Turismo e Eventos Albérico Pacheco, que acrescentou, “a movimentação econômica ficou entre cinco (05) e oito (08) milhões de reais”.
“Nós, agora, somos conhecidos como a Terra Oficial dos Bois. A gente nunca foi buscar prêmios e sim respeito. E esse troféu representa isso. Quem foi campeão não foi o Boi Maracatu, mas sim Arcoverde”, afirmou emocionado, o produtor cultural e responsável pela troça, Everaldo Marques.
Estiveram presentes no evento, a imprensa regional, secretários municipais, patrocinadores e autoridades locais.
Conectado Pernambuco, a sua festa começa aqui!
www.conectadope.blogspot.com
facebook.com/blogconectadope