Entre os dias 22 e 25 de novembro acontece, em Arcoverde, a Mostra de Cinema Itinerante sobre Diversidade Sexual. Contemplado no Edital Microprojetos Rio São Francisco, o evento é uma realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) por meio do Programa Mais Cultura.
Com o objetivo de levar o cinema e o debate sobre diversidade sexual para locais, onde o acesso a bens culturais ainda é escasso, a Mostra passará por bairros mais afastados do centro, pela zona rural e pelo próprio centro da cidade e atingir o maior e mais diversificado número de expectadores possível.
“Um fator importante a destacar é que não se trata de uma “mostra gay”, haja vista que a intenção é promover um debate sobre as diversas maneiras de se encarar a sexualidade e como a intolerância às formas de vivência dessa sexualidade tem gerado, ao longo da história, vários tipos de violência.”, declara o organizador do evento, Hemerson Moura, que conta ainda com a parceria do Fórum LGBT de Pernambuco e do Locomotivo Cineclube de Arcoverde.
Programação– Duas sessões de longa metragem, previstas na programação, exemplificam bem o “espírito” do evento.
A primeira é o filme “Milk – A voz da igualdade” do diretor Gus Van Sant, que conta a história de um nova-iorquino (Harvey Milk) que luta pela igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual.
A outra sessão que demonstra bem a “cara” do evento é o filme “O céu de Suely”, película nacional dirigida por Karim Aïnouz que pode suscitar, por exemplo, uma discussão sobre as barreiras culturais e sociais enfrentadas pelas mulheres para decidir sobre a sua própria vida e sobre sua maneira de experienciar a sexualidade.
A Mostra tem início no dia 22 com uma sessão especial para os adolescentes da FUNASE, às 14h, e com a abertura oficial, às 19h30, na Associação São Geraldo. Na sexta, 23, segue com sessões na Escola Monsenhor José Kerlly (8h), na Associação da COHAB I (14h) e no Assentamento sem Terra – Pedra Vermelha (19h30).
No dia 24, sábado, haverá uma “Intervenção Cinematográfica” na Feira do Centro Comercial de Arcoverde –CECORA, a partir das 7h, e duas sessões nas Caraíbas, sendo uma oficina de produção de vídeo às 14h e uma exibição, às 19h30.
No domingo, encerra-se com uma sessão no Bar Tom Chopim, a partir das 19h30, seguida de uma apresentação musical do projeto “Duo Artista” de Vertin Moura e Helton Moura.
Mais informações pelos telefones (81) 97311288 ou ainda pelo facebook Cinema Itinerante. A classificação indicativa dos filmes varia entre 12 e 16 anos. A entrada para todas as sessões é gratuita.
SERVIÇO:
O quê: Mostra de Cinema Itinerante sobre Diversidade Sexual
Quando: 22 a 25 de novembro de 2012
Onde: em vários pontos de Arcoverde (conferir a programação)
Realização: Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte.
Parcerias: Fórum LGBT de Pernambuco e Locomotivo Cineclube.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: Hemerson Moura(81) 97311288 – Facebook: Cinema Itinerante
Nenhum comentário:
Postar um comentário