sábado, 24 de setembro de 2011

Explosão literária já está chegando ao fim em Buíque

Foto: Ana Siqueira e texto de Cybelle Brito

As atividades da 3ª Jornada Literária Portal do Sertão, estão chegando ao fim em Buíque (incluindo Carneiro, Vila do Catimbau e São Domingos). Uma série de eventos como oficinas, recitais, exposições, rodas de leitura, performances, exibições de filmes e espetáculos teatrais encantaram os moradores de Buíque e seus Distritos entre os dias 22 à 25 de setembro.

A Jornada Literária além de estimular o interesse pelo tema, forma leitores, incentiva e debate a importância da literatura, dando a oportunidade de despertar o gosto pela leitura, além de permitir que o público de uma forma ampla conheça de perto os escritores e suas produções literárias.

Neste sábado em Buíque a partir das 9h, na Feira Pública haverá poesia na freira, com emboladores, declamadores e violeiros. Já na Arena das Letras, na Praça Vigário João Inácio, a partir das 10h, Carroçada do Encantado. A partir das 15h, na Arena das Letras, na Praça Vigário João Inácio, Parada para Leitura, com Lenice Gomes.

Haverá também Tarde de Autógrafos, na Arena das Letras, na Praça Vigário João Inácio, com os escritores Ricardo Mello e Maria Emília – Imenso Mundo Miúdo e CD do Meu Canto do Mundo, a partir das 17h.

O Grupo Vozes Femininas se apresenta a partir das 20h, na Arena das Letras, na Praça Vigário João Inácio com a participação de Cida Pedrosa, Mariana Bigio, Silvana Menezes e Suzana Moraes. E fechando com chave de ouro a Videoinstalação Olhares sobre Lilith – Idealizadoras e curadoras: Tuca Siqueira e Alice Gouveia, no Salão Paroquial a partir das 21h.

Na Vila do Catimbau a partir das 19h, na Praça da Vila se apresentará o Grupo Arcoverdense Teatro de Retalhos do Sesc Arcoverde, com o espetáculo Revolta no País dos Retalhos.

Já no Distrito de São Domingos à partir das 9h, no Clube Social de São Domingos haverá Oficina – Um Olhar Sobre Quintal para Crianças, com Charlon Cabral. Já na Praça da Vila de São Domingos o Espetáculo Mané Gostoso – Galpão das Artes de Limoeiro e completando o fim da 3ª Jornada Literária Portal do Sertão, a Praça da Vila de São Domingos, receberá à partir das 19h, o Cine São Domingos – O Enfermeiro , com direção de Mauro Farias.

E lembrando que o encerramento da 3ª Jornada Literária Portal do Sertão será no dia 25, na Fazenda Pintadinha, que fica no Distrito de São Domingos, em Buíque, a partir das 10h e terá a participação dos cantores Silvério Pessoa e Tonino Arcoverde.


Os Maiores e Melhores eventos de Pernambuco você encontra aqui no www.conecadope.com e no Twitter @ConectadoPE

3 comentários:

  1. Onde o amor reina, a omissão não tem vez.

    Quando na infância e na adolescência, eu sentia um imenso amor pela minha terra, não entendia quando alguém expressava sua grande vontade de partir para nunca mais voltar e sempre concluía com a frase “Buíque não tem futuro...” Não entendia tal concepção e sofria com aquilo, questionava, defendia com veemência minha terra. Tudo nela me proporcionava alegria: a cidade, minha rua, os vizinhos, os amigos e colegas de escola, as brincadeiras, as praças, as andorinhas em revoadas contornando a torre da igreja, as festas de rua, e, principalmente os passeios pela zona rural que é tão bela. Cresci, terminei o 2º Grau e precisei também partir. Sem despedida, ia apenas em busca de conhecimentos e voltaria para ajudar na sua construção. Era uma promessa. No entanto, as circunstâncias da vida devoraram meus ideais. Mais foi dentro dos princípios morais e éticos que prosperei. Casei, constitui uma linda família e no sul do país me estabeleci. Hoje Buíque, te peço desculpas por não cumprir a promessa de voltar para sempre e, sobretudo por não conseguir te visitar constantemente. Mas, confesso humildemente que sempre estou informado do que acontece por aqui.
    Buíque é uma terra privilegiada, a natureza caprichou no clima, na fauna e na flora, terra fértil e produtiva, isto lhe confere um grande potencial para implantar ações desenvolvimentistas. Estudar a geografia de Buíque é fascinante. Mas também é desolador analisar a história do seu desenvolvimento econômico e sociocultural.
    A história mostra que desde o princípio a sorte raramente esteve presente em Buíque, a pouca inteligência, a falta de visão, a inoperância e a inércia de seus fundadores perpetuaram. Vale citar alguns fatos:
    -Apesar de uma área territorial imensa a cidade de Buíque foi construída dentro de uma lagoa. Isto não seria problema se os governantes tivessem visão de futuro. Hoje, esta lagoa seria um belíssimo cartão postal;
    - A igreja foi construída e adotaram como padroeiro o bondoso e analfabeto São Félix de Cantalice. Será que o fato do Padroeiro ser analfabeto teve como consequência o pouco desenvolvimento intelectual da maioria dos seus habitantes? Perdoe-me amado S. Felix, mas, será que, sendo o Senhor analfabeto, não teve a preocupação de pedir ajuda divina em prol do desenvolvimento intelectual, ético e moral da grande maioria dos seus eleitores e governantes? Amado padroeiro, eu sei, que estes pensamentos bestas surgem devido a tantos desastres cometidos pela falta de visão dos que governaram e governam esta terra. Veja comigo:
    -Quando a igreja e a praça principal foram construídas os gestores achavam que a cidade não ia crescer, visto que ao lado destas, construíram o cemitério, ruas estreitas e tortas, escolas, açougue, clube, tudo muito pequeno construído sem nenhum planejamento;
    - Graciliano Ramos citou no seu livro infância “Buíque tinha a aparência de um corpo aleijado” e pelo visto continua crescendo com deformações até hoje. No passado havia calçadas largas e retas, hoje os moradores estão por conta própria ampliando suas casas, fazendo construções irregulares de salas, terraços e jardins sobre as calçadas. Resultado: ruas em desalinho e pedestres obrigados a andarem pelas ruas, competindo os espaços com os carros, carroças, motos, bicicletas etc. pondo em risco a própria vida. Isto é inadmissível! Sabemos que várias vezes a população foi convocada para elaborar o Plano Diretor do Município (conjunto de normas que estabelece diretrizes para ocupação da cidade), mas esta mesma população não sabe se estas diretrizes entraram em vigor. Sem lei, o caos urbano vai se estabelecendo.
    Constatei com grande tristeza que o Buíque do passado era bem mais bonito e agradável. Mas vale ressaltar que há tão pouco tempo, num período tão curto, Buíque CONTINUAÇÃO...

    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO PAG 02
    projetou-se no cenário nacional como um município em ascensão, ganhou visibilidade através dos veículos de comunicação como: jornais, revistas, internet e na televisão. Eu orgulhosamente mostrava todas as matérias publicadas sobre minha terra, aos colegas de trabalho, aos amigos, falava para minha família que Buíque tinha felizmente despertado para o progresso. Isto foi entre 2002 a 2008. Novamente, vale pontuar alguns fatos:
    - Em 2002 Catimbau passa a ser Parque Nacional do Catimbau, hoje, é uma Unidade de Conservação Ambiental;
    - Em abril de 2003 Buíque recebe a visita do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva com onze ministros;
    - No ano seguinte Buíque recebe a visita do Ministro da Educação Cristóvão Buarque;
    - Vários programas sociais foram implantados e funcionaram neste período;
    - Construção de um museu;
    - O comércio e o turismo se desenvolveram;
    - Construção da Biblioteca Graciliano Ramos;
    - As praças principais foram reformadas;
    - Construção do parque da feira livre;
    - O carnaval transformou-se em um dos maiores eventos da região;
    - Em 2004 foi inaugurado a 1ª etapa do SESC LER Buíque;
    - Se ouvia falar em projetos para as diversas árias, tais como: educação e cultura, zona rural, bacia leiteira, agroindústria, turismo etc;
    - No início de 2008 o Vale do Catimbau passa a ser uma das 7 maravilhas de Pernambuco.
    Até aqui os leitores talvez, estejam curiosos em saber a razão deste meu depoimento. Pois bem: Cheguei aqui no dia 22 de setembro do corrente ano e logo uma enorme tenda erguida no centro da cidade me chamou à atenção, me aproximei. Que feliz surpresa! uma jornada literária em plena praça, pedi informação e me falaram que este trabalho vem acontecendo a três aos, este ano já tinha acontecido nas cidades de Arcoverde e Pesqueira, agora em Buíque, abrangendo as vilas do Carneiro, S. Domingos e Catimbau, sendo sua culminância no Sítio Arqueológico da Alcobaça no dia 25, e que o evento estava sendo bem divulgado, tanto pela internet como pelo Jornal do Comercio. Cujas matérias foram publicadas no dia 10\09\11 ( Caderno C pg.5) e no dia 20\09\11 ( Caderno Opinião JC pg.10). Maravilha! Maravilha!... Só uma entidade tão poderosa como o SESC poderia promover tamanha riqueza cultural. Participei de todas as apresentações. Terminada a jornada, fui visitar pela 2ª vez o SESC LER Buíque. Chegando lá, fui informado sobre a reconstrução da coberta (telhado) que já está em andamento. Fiquei encantado com toda aquela estrutura: Estádio de Futebol com arquibancadas para cinco mil pessoas, Parque Aquático, Quadras Poliesportivas, Pátio para Carretas (para receber as unidades móveis de prestação de serviços do SESC e dos SENAC), estacionamento e uma belíssima área verde. Deus, pela primeira vez Buíque teve sorte, ganhar uma Unidade SESC é realmente uma grande sorte! Alguém pensou no futuro. Mas, em Buíque infelizmente, a alegria plena proveniente das ações políticas tem pouca duração. Pois bem, veja o que está acontecendo no momento: No grande espaço, em frente ao maravilhoso SESC LER Buíque, operários estão trabalhando na base de uma grande construção. Pedi informação sobre a obra, na ansiedade eu mesmo indaguei e respondi:
    - O que vai ser construído aqui? Uma praça?
    - Não, uma creche municipal. Responderam.
    - Não, não pode ser! Que tremenda falta de visão deste gestou meu Deus!
    Um governante com visão de futuro, mandaria construir aqui uma enorme praça. A Praça Frei Damião. Este bairro esta crescendo rapidamente. Aqui neste local, também existe um terreno doado a Igreja Católica que, no futuro poderá ser erguido um

    ResponderExcluir
  3. CONTINUAÇÃO PAG 03
    majestoso templo e o SESC LER com uma estrutura tão bela, merecia uma linda praça de eventos na sua frente. Isto sim, seria o ideal. Imagine Buíque promovendo um Festival de Inverno, este local seria perfeito para receber um grande público, para promover shows; O clima propício, muito frio, muita neblina, só está faltando infra-estrutura. Com certeza, isto atrairia muitos turistas para a região. Já temos o Vale do Catimbau e o carnaval. Seria uma atração a mais. Tudo isso passou rapidamente pela minha cabeça e, voltando à realidade percebo a decadência do nosso município.
    Um gestor tem o dever de desenvolver ações em prol do desenvolvimento econômico, implantar políticas públicas de qualificação do trabalho, políticas sociais, voltadas para o desenvolvimento sociocultural. Esta sim, é a verdadeira missão de um governante.
    Caros conterrâneos, precisamos urgentemente sair da inércia, o momento é de mobilização em prol do progresso. Somos todos responsáveis pelo destino do nosso município, visto que, a gestão atual nos dá a certeza de que isto não é governar para o povo. Governar, é superar dificuldades e desafios, é construir seguindo uma trajetória, é investir na infraestrutura para acompanhar o crescimento populacional, balancear custos e realizar projetos que priorizem as necessidades básicas da população, principalmente educação, saúde e segurança, é proporcionar autonomia aos seus cidadãos.
    Buíque é a única cidade que eu conheço que construiu uma rodoviária sobre uma praça. O ex prefeito Zé Camêlo, pai do atual prefeito, foi quem construiu a referida rodoviária, no espaço da Praça Nanô Camêlo cujo nome é do avô do próprio Jonas Camêlo Neto, e agora lhe pergunto caro leitor. Quais, os benefícios provenientes da construção desta rodoviária para a população? Acredito que nenhuma, simplesmente, a falta de inteligência nos privou da beleza de uma praça arborizada com bancos e flores como tem em todas as cidades que segue em construção e priorizando o lazer.
    Lembra-se do provérbio “ O filho de pato, patinho é. ” Pois bem, pai e filho não gostam de praças. Vão perpetuar na História como os administradores inimigos das praças. Vale ressaltar, inimigos do lazer e da diversão, ambos não valorizaram a cultura.
    Sábado, dia 29/10/11 estarei de volta. Peço a você que tem inteligência, que lute por nossa terra. Vamos formar uma legião de construtores. Pois, o construtor por ser nobre, sempre se pergunta... “ Que devo fazer por minha terra? A sensatez sempre lhe responderá. Não permita que um prefeito imaturo, irresponsável, inoperante eleito pela grande maioria dos imbecis, inúteis, insensatos, inconscientes, insatisfeitos, invejosos, incoerentes, inconstantes, interesseiros e individualistas mais uma vez nos condene ao eterno atraso. Pois, estes eleitores ao contrário dos construtores, são oportunistas, votam pensando assim: “ O que este provável prefeito poderá fazer por me? Tenho que me ajeitar. Esta será a minha vez! O mundo é dos espertos! O coletivo não existe para ele. O seu voto é simplesmente uma barganha (troca de favores).
    Buiquense, você que é inteligente e tem conhecimentos, sabe o que é ser cidadão.
    Sabe da nossa obrigação de contribuir para o crescimento, transformando-se num agente do desenvolvimento e propagar que a omissão, não faz parte da cidadania.
    Ajude nosso padroeiro que, apesar de ser analfabeto foi considerado SANTO por sua infinita bondade. Sabemos também, que a bondade almeja o progresso e proporciona qualidade de vida. Amado São Félix, precisamos de força, da luz divina para conduzir nossas atitudes e ações. Todos unidos numa cruzada em prol do progresso. “Sem pressão popular não haverá mudanças”.

    Até a próxima visita meus conterrâneos, ou o próximo texto.

    MEU CORAÇÃO NUNCA SAIRÁ DESTA TERRA.

    ResponderExcluir