quinta-feira, 12 de julho de 2012

Caravana Pernambuco Nação Cultural chega ao Sertão do Pajeú


Triunfo e mais nove cidades da região recebem entre os dias 24 e 29 de julho variada programação cultural, além de atividades de formação


O Sertão do Pajeú se transformará no centro cultural do Estado durante o final deste mês. Entre os dias 24 e 29 de julho, a caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) chegará à região levando uma programação variada que engloba atividades artístico-culturais e de formação. O evento terá como polo a cidade de Triunfo, que realizará a 54ª edição da Festa dos Estudantes. Contudo, seguindo o conceito da descentralização que é umas das principais marcas do evento, o festival irá percorrer mais nove municípios do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Serra Talhada, São José do Egito, Tuparetama, Ingazeira e Solidão – estas duas últimas cidades serão contempladas pela primeira vez com a programação do FPNC.

Oferecer uma programação que valorize as tradições culturais da região ao mesmo tempo em que são apresentados novos artistas e formatos é a proposta do Pernambuco Nação Cultural. Na edição do Sertão do Pajeú, além dos shows que acontecerão em Triunfo, no palco montado na Praça de Eventos, atividades como apresentações de dança, teatro, mostra audiovisual, intervenções urbanas, exposições, encontros de Cultura Popular, entre outras linguagens, se espalharão por todas as cidades, criando um clima de imersão cultural que é uma das marcas do FPNC. “Nossa expectativa é que o festival insira definitivamente Triunfo no calendário turístico cultural de Pernambuco e do Brasil com uma programação, a cada ano, mais refinada. Ao mesmo tempo levaremos ações para as cidades do entorno numa valorização dos artistas locais”, afirma Leo Antunes, coordenador do festival.

Um dos destaques do evento é a reabertura do tradicional Cine Teatro Guarany, inaugurado há 90 anos e que estava fechado para a reforma. O espaço, com características neoclássicas, é um dos cartões portais da cidade. No espaço e arredores, o público poderá conferir a programação de Artes Cênicas que nesta edição inclui espetáculos de Teatro Adulto, Infantil, Dança, Circo e Performances de Rua.

PALCO NAÇÃO CULTURAL – A programação musical em Triunfo contará com atrações regionais e nacionais, incluindo grande nomes da MPB. Na noite de abertura, quarta-feira (25/7), o público irá conferir o grupo Helton Moura e o Cambaio. Na sequência Zé Brown e Faces do Subúbrio mostram o melhor do hip hop produzido no estado. Quem fecha a noite é a banda triunfense Radiola Serra Alta.

Na quinta-feira (26/7) o cantor Geraldo Maia mostrará o melhor do seu repertório que transita entre diversos estilos da MPB. Quem dá continuidade a noite com muito samba é o Grupo Terra. Finalizando as apresentações da quinta, o paraibano Chico César trará para o frio de Triunfo o melhor de suas canções.

O Palco Nação Cultural receberá na abertura da noite de sexta o Maestro Ademir Araújo acompanhado da Orquestra Rockfônica. Revelação da nova MPB, Tulipa Ruiz mostrará os sucessos que fizeram do seu disco de estreia Efêmera um dos mais aclamados por público e crítica no ano passado. A paulistana também apresentará em primeira mão no estado algumas canções de seu novo trabalho, Tudo Tanto, programado para ser lançado em 30 de julho. A noite será fechada pelo pernambucano Lenine, que com seu vasto e consagrado repertório promete fazer um show inesquecível.

Figura emblemática da MPB, o rei do baião Luiz Gonzaga é um dos homenageados desta edição do FPNC Sertão do Pajeú. O Mestre Lua será celebrado na noite de despedida (sábado, 28/7) do Palco Nação Cultural, com a participação dos artistas Lindomar Souza e Baião Polinário. Fechando esta grande noite, o cantor, compositor e admirador confesso de Gonzagão, Fagner apresentará um repertório repleto de canções que conquistaram fãs de todas as gerações.

Conectado Pernambuco, a sua festa começa aqui!
www.conectadope.blogspot.com
@ConectadoPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário